quarta-feira, 25 de abril de 2012

Começa a Folia do Divino

Atualizado em 25/04/2012 - 22:25


Imagem do Divino Espírito Santo na Capela da Casa Mandicuéra - Foto: Silzi Mossato
Aorélio é o mestre, na rabeca. Denis Lang o violeiro. Sombra (Odair José Américo Pereira) é o tibe, aquele que canta com a voz de contralto. Jairo na caixa e Poro de Jesus no adufe dão o ritmo. Este é o grupo de foliões que passará 30 dias tocando e cantando de casa em casa na Romaria do Divino Espírito Santo pelas ilhas e pequenas comunidades do litoral do Paraná.
Os cinco, mais algumas pessoas que os acompanham, saem nesta sexta-feira, 13, de barco e devem passar todos os dias, até a Festa do Divino, das 7 horas da manhã até às 18 horas levando duas Bandeiras, a do Divino Espírito Santo e a da Santíssima Trindade, para as famílias, algumas das quais em lugares quase isolado da civilização. São famílias de pescadores tradicionais que recebem os romeiros com fé, reverência e alegria. Quando eles ouvem o toque da caixa ao longe, a emoção toma conta. Todos largam seus afazeres e vão se preparar para receber as Bandeiras em suas casas. Tomam banho, vestem suas melhores roupas e aguardam pelo momento em que suas moradas serão abençoadas pelo Divino.
Segundo o roteiro divulgado por Poro de Jesus no Facebook, nos dias 14,15 e 16 os foliões vão percorrer a Barra do Ararapira, dia 17, Vila Fátima, 18, Sebui e 19, Bertioga. Gabriel, na Casa Mandicuéra, ficará online dando a localização da romaria para quem desejar participar no meio do caminho. Nos dias 5 e 6 de maio os foliões vão estar mais perto de Paranaguá, na Ilha de São Miguel.


Pelo Facebook, Aorelio Domingues manda avisar que houve mudanças no calendário da Romaria:


Atenção mudanças no Calendário da Romaria do Divino por causa da chuva:


dia 26 quinta - Ilha das Peças


dia 27 e 28 sexta e sábado - Ilha Rasa



dia 29 e 30 domingo e segunda- São Miguel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário